Abertas inscrições para o II Congresso de Cidades Digitais

Evento traz como tema central “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”, com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC na gestão municipal
Estão abertas as inscrições para o Congresso Paranaense de Cidades Digitais 2014. As atividades terão início no próximo mês com a Rodada Regional de Curitiba, para cerca de 70 municípios da região, abrangendo localidades dos Campos Gerais, Litoral, Centro Sul, Sudeste do Estado e Região Metropolitana de Curitiba. As inscrições podem ser feitas através do site http://congresso.redecidadedigital.com.br
No evento, marcado para o dia 21 de agosto, gestores públicos discutirão as necessidades em termos de cidades digitais para suas localidades. Nos meses seguintes, setembro e outubro, ocorrem encontros para as demais regiões do estado. Os encontros são direcionados para prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários, academia e interessados no tema.
De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, a ideia é tratar das políticas públicas possíveis para melhorar a infraestrutura dos municípios e reunir empresas e entidades para abordar temas como linhas de financiamento e tecnologias na área. “Os resultados obtidos nos encontros regionais serão importantes para a apresentação de propostas e soluções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a gestão pública dos municípios durante o Congresso Paranaense de Cidades Digitais, agendado para os dias 27 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu”, adiantou ele.
O Encontro Regional de Cidades Digitais das regiões Oeste e Sudoeste será realizado em Cascavel, no dia 11 de setembro. A rodada regional do Norte e Noroeste do Estado acontecerá em Londrina, no dia 09 de outubro. Ainda segundo Marinho, as rodadas regionais e o Congresso Paranaense têm o “objetivo de estimular o surgimento de novas cidades digitais e o aprimoramento das que já o são. Cases de cidades digitais de diversas regiões do Paraná devem ser apresentados também”.
Neste ano, o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais terá como tema “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”, com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC na gestão municipal. “A Cidade Inteligente é a evolução da Cidade Digital, e as palestras e debates abordarão esta evolução, com as novas aplicações das TIC na gestão, saúde, educação, mobilidade, segurança pública e, principalmente, na integração dos dados para planejamento dos municípios”, destacou Marinho.