Ações Legais: Encontro de delegados da CAA-PR

Encontro de delegados da CAA-PR

Foto: Bebel Ritzmann

No dia 28 de abril, a diretoria e os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná estiveram reunidos em Guaíra, para o II Encontro de Delegados da gestão 2016-2018. A diretoria e os representantes da CAA-PR nas Subseções da OAB debateram formas de melhorar e ampliar os serviços e benefícios concedidos aos advogados paranaenses e a seus dependentes. Os diretores e delegados também abordaram novos convênios regionais e estaduais, além do desenvolvimento de aplicativo para os convênios estaduais e nacionais. Conversaram sobre a farmácia e loja virtuais, convênios médicos e formas de fortalecer a divulgação da CAA-PR no interior do estado para melhor atender os profissionais da classe em todo o Paraná.

Presença confirmada 

Foto: Portal OAB Paraná

O renomado jurista brasileiro Nelson Nery Junior é presença confirmada no III Congresso de Processo Civil. O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Estão previstos debates com grandes nomes do Direito nacional sobre as questões controversas na aplicação do novo Código Processual Civil. O evento, promovido pela OAB Paraná e pela Escola Superior de Advocacia (ESA), tem o patrocínio da Itaipu Binacional.

Professor de Harvard 

Francisco Monteiro da Rocha Junior, Flávio Pansieri, Mark Tushnet, João Rafael de Oliveira e Luis Henrique Braga Madalena (professores da ABDConst) Foto: ADBConst/Divulgação

Mark Tushnet, professor de Harvard e um dos maiores constitucionalistas do mundo, ministrou aula especial sobre “jurisdição constitucional, democracia e direitos fundamentais”, na noite do dia 3 de maio, na sede da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), em Curitiba. Tratou do tema sob o viés histórico e do ponto de vista teórico, e fez breves comentários sobre a atuação das agências que combatem a corrupção e das comissões eleitorais dos Estados Unidos e África do Sul. Abordou também as instituições criadas para proteger a democracia como, por exemplo, os tribunais constitucionais.

 “A Lava-Jato não está ameaçada e não estará” 

Ministra Cármen Lúcia, presidente do Superior Tribunal Federal Foto: Rosinei Courtinho/SCO/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, garante que a operação Lava-Jato não corre risco de ser paralisada. “A Lava-Jato não está ameaçada e não estará”, afirmou em entrevista concedida ao jornalista Pedro Bial e veiculada no dia 2 de maio (2) pela TV Globo. Durante a entrevista, a ministra manifestou esperança de que a Lava-Jato resulte em um país melhor.  “Somos um povo muito valente. Não é qualquer povo que tem a coragem de se deparar com esse problema”, disse, referindo-se ao enfrentamento da corrupção no Brasil.

Textos: Bebel Ritzmann