Bastidores: Ford GT é o recordista de velocidade da marca, com máxima de 347 km/h

Ford GT é o recordista de velocidade da marca, com máxima de 347 km/h

cq5dam.web.480.480O novo Ford GT tornou-se o veículo de série mais rápido já produzido pela marca, com a velocidade máxima de 347 km/h (ou 216 milhas por hora). Combinando motor EcoBoost de mais de 650 cv, excelente relação peso-potência, sistema avançado de suspensão ativa e uma impressionante eficiência aerodinâmica, o supercarro honra a tradição da linha nas pistas.

Nos testes de desenvolvimento realizados no Calabogie Motorsports Park, no Canadá, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458 Speciale. Todos os carros foram preparados em condições idênticas, com fluidos e pneus novos, ajuste ótimo de suspensão e o mesmo piloto. Os números falam por si: Ford GT: 2:09,8 min; McLaren 675LT: 2:10,8 min; e Ferrari 458 Speciale: 2:12,9 min.

Com 656 cv e torque de 76 kgfm, o novo motor V6 de 3.5 litros da Ford é o mais potente já produzido na linha EcoBoost. Ele opera com ampla faixa de potência e gera 90% do torque máximo a 3.500 rpm.

“Nossa expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria excepcionalmente bem com o Ford GT, tanto em termos de potência como de eficiência aerodinâmica”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “Nós testamos e desenvolvemos esse propulsor no carro de corrida Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas, e no próprio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o seu desempenho, tanto na pista como nas ruas.”

O peso seco do Ford GT chega a 1.360 kg, o que o coloca entre seus dois principais concorrentes, a McLaren 675LT e a Ferrari 488. A sua relação peso-potência é de 2,17 kg/cv.

“O Ford GT é totalmente focado em desempenho”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Conseguimos uma considerável redução de peso com a arquitetura de fibra de carbono. Então, reinvestimos parte dessa economia onde ela é mais importante: no desempenho, especialmente na dinâmica ativa. O resultado é um carro ainda mais rápido.”

Os sistemas de dinâmica ativa, tanto na suspensão como na aerodinâmica, são projetados para o carro ter ótima força descendente, de arrasto e estabilidade em qualquer velocidade, ganhando uma configuração mais rápida com pilotos de qualquer nível de habilidade.

Com vitórias em Le Mans e outras pistas do Campeonato Mundial de Endurance e IMSA na última temporada, o Ford GT já provou sua força. O modelo de série compartilha muitos aspectos com a versão de competição, que conta com recursos avançados de aerodinâmica e suspensão.

Nissan Crossing recebe um milhão de visitantes em quatro meses

A Nissan Crossing, galeria de marca japonesa localizada no distrito de Ginza, em Tóquio, que foi inaugurada em 24 de setembro de 2016, registrou seu milionésimo visitante. Para comemorar este marco, a Nissan realizará um evento de agradecimento na galeria do Café no próximo fim de semana (4 e 5 de fevereiro). Com vista para uma das intersecções mais movimentadas do distrito de Ginza, em Tóquio, a Nissan Crossing ocupa o local da antiga Galeria Nissan, aberta ao público de 1963 a 2014 e oferece aos visitantes de todo o mundo a oportunidade de experimentar a “Mobilidade Inteligente”, a visão da empresa para o futuro sobre a relação entre carros e pessoas.

A nova galeria oferece aos visitantes exibições permanentes de modelos Nissan com tecnologias e recursos de última geração, presentes em modelos atuais e em carros-conceito apresentados em salões em todo o mundo, bem como uma ampla gama de experiências de clientes, incluindo apresentações sobre as últimas novidades sobre inovações tecnológicas da Nissan em uma grande tela de LED.

Graças à “Fachada Virtual” – uma tela transparente adaptável, composta por luzes LED embutidas em superfícies de vidro ao longo do piso superior. A Nissan Crossing já está tornando-se um local marcante na região.

Ford Ka tem recorde de vendas

O Ford Ka atingiu em janeiro a sua maior participação de mercado desde o lançamento, com 13,2% do segmento de hatches compactos, que oferece mais de 20 opções de modelos para o consumidor. Considerando apenas a motorização 1.0, versão de acirrada disputa pelo custo-benefício, ele foi o vice-líder de mercado e continuou a figurar entre os três mais vendidos da indústria junto com a versão 1.5. Com 7.079 unidades emplacadas em janeiro, a linha foi o principal destaque da Ford, que no mercado total aparece em quarto lugar no ranking das marcas.

“Num mercado em que os consumidores pesquisam e são cada vez mais criteriosos e exigentes, a combinação de design moderno, bom espaço interno, motores potentes e econômicos, conectividade e preço atraente tem feito a diferença para o Ka”, destaca Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.

“Os compradores estão também muito atentos em relação ao custo de manutenção e seguro, em que o nosso modelo tem uma oferta vantajosa.”

O Ka Hatch é disponível com dois motores, o 1.0 TiVCT Flex, de 85 cv, e o Sigma 1.5 16V Flex, de 110 cv, ambos com nota A de eficiência energética, nas versões SE, SE Plus e SEL. Já vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, abertura elétrica do porta-malas e rádio com USB, Bluetooth e comandos de voz para celular. Além dos equipamentos de assistência de dirigibilidade e conforto, tem um diferencial de segurança no segmento com o cinto de segurança traseiro central de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros. A flexibilidade de uso é destacada pelo banco traseiro bipartido na proporção 60/40.