Camerata Antiqua abre a temporada 2015

Dentro das comemorações dos 322 anos de Curitiba, a Camerata Antiqua abre a temporada 2015 com duas apresentações na Capela Santa Maria neste final de semana. O concerto dedicado à Semana Santa terá obras de Johann Sebastian Bach sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos e como solistas Luciana Melamed (soprano), Daniele Oliveira (contralto), Sidney Gomes (tenor) e Cláudio de Biaggi (baixo).
No sábado, a apresentação começa às 20h e no domingo às 18h30 com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). A temporada 2015 de apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
O espetáculo de estreia da temporada 2015 também dá início aos pré-concertos – breves palestras ministradas por convidados antes das apresentações. Neste fim de semana, quem fala ao público é o mestre em música e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Marco Aurélio Koentopp.

Programa
A primeira parte da apresentação da Camerata reserva no programa a Cantata de “BWV 4 – Christlag in Todesbanden” (Cristo jazia sob mortalhas). A obra composta para o 1º Dia da Festa da Páscoa foi estruturada em oito movimentos, divididos em partes solos com árias e duetos, coro e orquestra.
A cantata é uma peça vocal sacra que floresceu primeiramente na Itália, no começo do século XVII. No século XVIII, porém, a forma desenvolveu-se para incluir várias vozes solo, coro e orquestra. A cantata de igreja ou cantata da chiesa luterana alemã, que se tornou famosa graças a Johann Sebastian Bach, usava texto bíblico e apresentava árias, recitativos e corais.
Na segunda parte, a peça “Oster-Oratorium BWV 249” (Oratório de Páscoa), composta em 1736, também de Johann Sebastian Bach (1685-1750), completa o espetáculo. A peça, composta para vozes solistas, coro e orquestra tem quatro personagens atribuídos aos quatro cantores solistas que representam os discípulos, como: Simão Pedro (tenor) e João Apóstolo (baixo), que aparecem em primeiro dueto correndo para o túmulo de Jesus e acham-no vazio, mas encontram lá Maria Madalena (contralto) e “a outra Maria” (soprano). A música é festivamente famosa pelo desenrolar histórico do texto sobre a ressurreição de Jesus, e pela instrumentação inserida por Bach que são os trompetes, tímpanos, oboés, oboé d’amore, fagote, flauta transversal, cordas e contínuo.
A Camerata Antiqua é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC.

Foto: Divulgação.