Centro Cultural Casa Kozák inicia nova programação

Compartilhe
Tags

A manhã ensolarada do último dia  28 foi convidativa para as crianças participarem da contação de histórias do Centro Cultural Casa Kozák. A aeroviária Jennifer Hau levou o filho, Henrique Piza, de oito anos, para desfrutar da nova programação ofertada no espaço.

“A gente gostou muito da contação de história e de saber que temos mais uma Casa de Leitura próxima da nossa casa, aqui na região”, afirmou. A aeroviária destacou que a nova proposta da Casa serve de estímulo para que o filho conheça novos autores. “É um incentivo, pois na fase em que está, ele só quer saber de um tipo de literatura. É importante que ele descubra outras histórias, outros autores para aproveitar”, ponderou. Fã da série de livros “Diário de um Banana”, Henrique, que foi na Casa pela primeira vez, ficou fascinado com a história que acabara de ouvir. “Eu achei a contação legal. Eu gosto de ler e quero voltar mais vezes”, disse.

Além das ações relacionadas à leitura e à literatura, o espaço cultural vai promover oficinas e trabalhos com outras linguagens artísticas. “Vai ter aula de violão e de pintura. Vamos ampliar as ações em relação as outras linguagens artísticas para atender melhor a comunidade e contaremos com o apoio da equipe do ‘Curitiba Lê’ para desenvolver ações aqui na Casa”, explicou a gerente das Casas de Leitura, Patrícia Wohlke.

A nova programação iniciou na sexta-feira (27/10), com a cerimônia de reativação da Casa Kozák. Os cursos de violão e de pintura em tela ocorrerão uma vez por semana a partir de novembro nos mesmos moldes de como ocorrem nas Ruas da Cidadania. “Era uma solicitação das escolas e da própria comunidade. Um espaço que fosse de cultura, mas também de lazer. As crianças contarão com mais esta opção de entretenimento”, afirmou.

Cerimônia de reabertura
No evento, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca, destacou o trabalho integrado das secretarias. “Essa parceria entre a Cultura e a Educação tem trazido benefícios para Curitiba. E aqui é mais um espaço público em que essa parceria vai funcionar e muito bem”, disse o vice-prefeito.

A cerimônia, mediada pelo secretário de Comunicação Social e presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, contou com a participação da secretária de Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler; do diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto; do vereador Hélio Wirbinski; e do diretor de ação cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza. Estavam presentes também o administrador da Regional Cajuru, Márcio Nunes, e o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias. A servidora aposentada da Fundação Cultural de Curitiba Florência da Rocha Santos, conhecida como Flor, que trabalhou na Casa por 19 anos, recebeu saudações dos presentes.

A Casa Kozák, localizada no bairro Uberaba, onde viveu o documentarista tcheco Vladimir Kozák, foi reaberta como Casa da Leitura e Centro Cultural. A partir de agora, a unidade vai oferecer atividades do “Curitiba Lê”, cursos livres nas áreas de artes visuais (pintura em tela) e música (violão). Em breve, oferecerá cursos de teatro e ilustração. Para inaugurar essa nova fase, a Casa da Leitura ganhou novo mobiliário e um projeto de comunicação visual adequado ao seu funcionamento. A Casa da Leitura Vladimir Kozák funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Programação do Centro Cultural Casa Kozák:

ATIVIDADES PERMANENTES GRATUITAS

Empréstimos de livros – Acervo especializado em literatura e artes – Contação de histórias e mediação literária para crianças, jovens e adultos – Cursos livres de artes visuais, música e teatro – Palestras e Encontros:

Quintas-feiras
14h às 17h – Aulas de Artesanato em Feltro

7 de novembro (terça-feira)
10h e às 15h – Roda de leitura e contação de histórias. Com Tati Phauloz

9 de novembro (quinta-feira)
15h – Contação de histórias – PALAVRAMUNDO VAI À CHINA Vamos viajar para China, conhecer seus costumes, tradições, lugares… Vem, vamos abrir um livro que começa a viagem pelos contos populares chineses. Com Sueelem Witsmiszyn
Classificação: Livre

13 de novembro (segunda-feira)
14h – Workshop de Escrita Criativa Traga a sua idéia para transformar em história. Com Mylle Silva
Classificação: a partir de 10 anos
vagas: 20

14 e 21 de novembro (terça-feira)
14h – HISTÓRIAS DE UM TEMPO REAL Príncipes, Rainhas, Marquesas e Sultões… Os nobres sempre figuram nas histórias encantadas e nos contos. Mas, será que essa realeza toda tem alguma coisa a ver com a realidade? Vamos nos divertir conversando sobre isso e descobrindo vários personagens e enredos incríveis nesse momento de leitura e contação de histórias! Com Ali Freyer
Classificação: Indicado para todas as idades

28 e 30 de novembro
4, 12 e 14 de dezembro

10h e 15h – Roda de leitura e contação de histórias, manhã e tarde. Com Tati Phauloz Classificação: Indicado para todas as idades

CURSOS LIVRES

Pintura em Tela
4ª feira – 14h às 16h
R$ 55

Violão
5ª feira – 15h, 16h e 17h
R$ 55

AUTO DE NATAL

8 de dezembro (sexta-feira)
20h – Coral Infantil (CEI Maria Cazetta) e Banda da Polícia Militar do Paraná

Serviço

Centro Cultural Casa Kozák

Rua Padre Júlio Saavedra, 588.

Informações (41) 3376-6421