Cinco mil crianças vão ajudar na recuperação dos rios da Regional

O prefeito Rafael Greca participou, nesta sexta-feira (15/9), do lançamento do projeto Parcerias em Busca de uma Santa Felicidade: Rio que te Quero Rindo. O evento foi na Escola Municipal dos Vinhedos, uma das 16 unidades da rede pública de ensino do município a integrar a ação, que visa à aprendizagem de educação ambiental a partir dos cursos de água existentes na Regional Santa Felicidade.

“Esse projeto é uma ideia muito bonita porque devolve às crianças, pelo conhecimento, a antiga geografia dos rios da região, que até um passado não muito distante eram enterrados como o Uvu, sobre o qual estamos agora. Estou muito feliz porque vocês vão cuidar dele”, disse Greca, na quadra esportiva da escola. A iniciativa é uma parceria do Núcleo Regional da Secretaria Municipal da Educação com o Clube de Pesca de Santa Felicidade e a Igreja Matriz São José.

O prefeito falou sobre o sistema pluvial da cidade e interagiu com crianças como Sarah Heloyse Fava, do 5º ano. A menina argumentou que o município poderia – a exemplo de cidades europeias que recuperaram rios – devolver a eles os peixes e eliminar o mau cheiro. “Se as pessoas pararem de jogar lixo e respeitarem os rios como as suas casas, eles podem voltar ao que eram”, opinou a menina.

O prefeito ouviu uma das músicas ensaiadas pelo coral da Escola dos Vinhedos. Regidos pela professora Rosineyri Ortiz Rodrigues, 17 cantores entoaram a canção Filhotes dos Filhotes, de Jean e Paulo Garfunkel. A apresentação agradou ao prefeito, que convidou o grupo para cantar nos eventos do Natal, em dezembro.

Quase 5 mil aliados

Participam do projeto as escolas municipais Vinhedos, Paranaguá, Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, João Stival e Walter Hoerner, os CEIs Júlio Moreira, Pedro Dallabona e Raoul Wallemberg e os centros municipais de educação infantil Butiatuvinha, Conjunto Piquiri, Dinalva Túlio, Jardim Saturno, Nelson Buffara, Professora Lygia Carneiro, Santos Andrade e União das Vilas.

Juntas, essas unidades somam cerca de 4.800 estudantes que vão observar as condições dos rios Mossunguê, Cascatinha, Três Marias e Wolff, do Ribeirão do Mueller e do Córrego São Braz, entre outros cursos de água, e desenvolver atividades escolares a partir desse aprendizado. Esses cursos de água integram as bacias dos rios Barigui e Passaúna, que é um dos mananciais para abastecimento de água em Curitiba e na Região Metropolitana.

Um livro, muitos autores

De 20 de setembro e 24 de outubro, com base nas observações e de acordo com a faixa etária de cada turma envolvida, as crianças produzirão trabalhos que integrarão um livro.

As turmas da Educação Infantil produzirão ilustrações e as de 2º ano ficarão responsáveis também por ilustrações e frases. O 3º ano comporá textos poéticos, enquanto o 4º fará paródias. O 5º ano terá mais trabalho: caberá a eles a redação de textos narrativo-jornalísticos. A publicação será lançada em 24 de novembro, Dia do Rio.

Participaram da solenidade a superintendente de Gestão Educacional da SME, Elisângela Mantagute; a chefe do núcleo regional de ensino, Denise Rutkoski, e diretoras das escolas integrantes da ação; a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Lima; os vereadores Maria Manfron, Colpani e Mauro Ignácio; a presidente da Associação de Pais, Professores e Funcionários da escola, Tatiana Cândido Cordeiro; e o presidente do Clube de Pesca do bairro, Alcides Danker.