Comissão discute medidas para revitalizar Centro Histórico

Compartilhe
Tags

Criada com o propósito de revitalizar o “coração da cidade”, a Comissão do Centro Histórico reúne empresários da região e representantes do poder público municipal. A primeira reunião do grupo aconteceu nesta terça-feira (27/2), no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca preside a comissão e expôs os diversos esforços que a administração municipal tem desenvolvido na região. Greca foi enfático ao dizer que é preciso que o espaço tenha uso e colocou a estrutura da Prefeitura, como o Memorial de Curitiba, à disposição dos empresários. “O Centro Histórico de Curitiba precisa de animação”, comentou Greca.

O prefeito também mencionou os projetos de intervenção urbana para resgatar a importância cultural que a região tem para cidade. A cultura, o turismo e a gastronomia também são fortes aliados, segundo o prefeito, para trazer nova vida ao local. “Uma cidade é como um pássaro, ela tem a cultura e a memória como suas duas asas.”

Greca comentou que o Centro Histórico é símbolo do ciclo de riqueza de Curitiba de outros tempos. “Não é só um conjunto de monumentos, mas também o conjunto das casas as antigas famílias, os antigos armazéns, dos bons negócios de antigamente”, afirmou.

Os empresários apresentaram uma pauta com sugestões e demandas. A presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Maria Bonamigo, saiu satisfeita do encontro. O diálogo entre poder público e iniciativa privada, afirmou, torna a busca por soluções mais eficaz. “Esse relacionamento com os órgãos públicos torna tudo mais fácil, porque pontuamos exatamente o que a região precisa”, salientou.

Maria também fez um balanço sobre semelhança entre as propostas dos empresários em relação aos projetos da Prefeitura. “Muitos dos assuntos que a gente trouxe ele [o prefeito] já estava trabalhando, então foi uma surpresa muito agradável”, concluiu.

A próxima reunião da comissão será na quarta-feira (7/3), quando os representantes da rede vão levar dados e informações específicos de cada tópico.

Também participaram a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel, a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o superintendente do Ippuc para Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, e o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos.

Foto: Daniel Castellano / SMCS