Competição de Aplicativos Móveis de Acessibilidade beneficia pessoas com deficiência

Compartilhe
Tags

A Samsung Electronics e o Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática (SIDI), em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), anunciam a terceira edição da Competição de Aplicativos Móveis de Acessibilidade. A ação tem como foco principal o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para beneficiar pessoas com deficiência (PcDs), trazendo mais conforto e qualidade de vida à suas rotinas, por meio de tecnologias móveis.

Para participar da atividade, o candidato deve fazer a submissão da solução para uma das categorias:

  1. Solução em concepção ou desenvolvimento: a ideia proposta está ainda em fase de concepção ou o projeto está em desenvolvimento e não há nenhuma versão disponível para ser usada por pessoas com deficiência;
  2. Solução disponível para uso: a solução para beneficiar as pessoas com deficiência já está desenvolvida e disponível para ser usada ou testada.

A participação pode ser individual ou em grupo e os participantes terão até o dia 28 de Julho de 2017 para enviar o material correspondente à solução para a UIT, seguindo as instruções disponíveis no link “Envie sua Ideia” do site do concurso.

A UIT premiará o vencedor individual ou um representante do grupo vencedor de cada categoria com uma bolsa de capacitação para participar do evento regional da UIT “Américas Acessível IV: Informação e Comunicação para TODOS”, que será realizado de 15 a 17 de Novembro, na cidade de San José, na Costa Rica.

O Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática (SIDI) disponibilizou recentemente uma nova versão do Guia de Acessibilidade, que fornece diretrizes para o desenvolvimento de aplicações móveis voltadas a pessoas com deficiências, principalmente visuais. O material também está de cara nova desde o começo de abril, quando incorporou recursos que facilitam a navegação e a experiência do usuário.

Resultado de um extenso trabalho de pesquisa realizado desde 2015, com apoio da Samsung e parceiros de desenvolvimento, o Guia de Acessibilidade é voltado a desenvolvedores, UX/UI designers e testadores interessados em criar, inicialmente, aplicações Android para o público formado por pessoas com deficiências visuais. Como parte desse trabalho, foi desenvolvida a aplicação Controle Fácil, que tem como objetivo facilitar o controle de despesas por pessoas com deficiência visual.