Consumo de gás natural em residências bate recorde no Paraná

O consumo de gás natural no segmento residencial bateu recorde no Paraná no mês de junho. De acordo com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), o volume de vendas do combustível para residências no período ultrapassou a marca de 32,6 mil metros cúbicos por dia, um crescimento de 43,8% em relação ao mesmo período de 2015.

Esse resultado mantém a Compagas como a terceira companhia do País em volume de vendas, atrás somente da Comgás, de São Paulo, e da Gás Natural Fenosa, do Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, levando em conta o volume de gás natural fornecido para residências durante todo o primeiro semestre de 2016, o consumo foi 25% maior do que no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma média de 19.942 m³/dia. As vantagens do uso do gás natural estão entre as principais motivos para o aumento no consumo. Além dos novos condomínios já construídos com a rede de gás natural, cada vez mais empreendimentos já habitados migram para o uso do combustível. Segundo a Compagas, desde o início do ano até junho, 46 prédios de Curitiba passaram a utilizar o gás natural, somando 1.746 novos domicílios atendidos. Ao todo, são 692 edifícios que já utilizam o sistema – mais de 32,9 mil apartamentos.

O gerente de Vendas para o segmento residencial da Compagas, Justino Pinho, explica que a expansão do uso de gás é uma vocação da cidade de Curitiba por ser a capital mais fria do País e representa muitas vantagens para o consumidor final, como segurança e economia.

“Por apresentar densidade específica menor que a do ar, em casos de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes. O fornecimento contínuo também elimina a preocupação do consumidor com estoque de combustível e, além disso, não é preciso destinar um local do edifício para armazenar cilindros de gás, o que otimiza as áreas comuns do prédio e reduz o trânsito de caminhões que atrapalham o trânsito e os moradores”, ressalta Pinho. Outro ponto forte é a possibilidade da medição individual do consumo, com a fatura emitida em nome do cliente.

Já são mais de 20 bairros atendidos pela Compagas em Curitiba e a companhia executa obras de expansão da rede residencial nos municípios de Araucária e Ponta Grossa. Para conferir o mapa completo da rede de distribuição da rede para o segmento residencial, acesse goo.gl/RCqez7

A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná é uma empresa de economia mista. Tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 33 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica, com atendimento a 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.