Curitiba adere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Compartilhe
Tags

Curitiba assumiu nesta terça-feira (31/10) mais um importante compromisso internacional para o desenvolvimento sustentável: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Em solenidade no Salão Brasil, na Prefeitura, o prefeito Rafael Greca assinou um acordo com o Movimento Nacional dos ODS, uma carta de compromisso do governo estadual para os municípios paranaenses e a adesão ao Pacto Global da ONU. “Temos um programa completo para perseguir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, lembrou Greca.

O prefeito citou a criação do programa de desenvolvimento de hortas urbanas, o incentivo à inovação e à economia criativa no Vale do Pinhão e a grade de educação ambiental dentro do programa Linhas do Conhecimento. “Queremos também uma imersão da cidade em programas que contemplem novas energias”, disse Greca. O prefeito também citou o Prêmio Mundial do Habitat conquistado por Curitiba em sua gestão, em 1996.

A diretora adjunta do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, a australiana Elizabeth Ryan, revelou que era interesse da organização que Curitiba fizesse parte do programa há muito tempo. “Fico feliz que temos vontade política para alcançar estes objetivos agora”, comemorou.

Elizabeth também enalteceu a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade. “Acredito que governo, iniciativa privada e sociedade civil devem caminhar de mãos dadas”, afirmou. A diretora também lembrou que já existem iniciativas em desenvolvimento com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Abastecimento e Educação e a Assessoria de Relações Internacionais.

Participaram a coordenadora de Cooperação Técnica do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas no Brasil, Samantha Dotto Salve; o secretário Especial de Representação do Estado do Paraná, Luciano Pizzatto; a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Kelly Guimarães; os representantes da Sanepar, Stiverson Charles de Oliveira, e da Copel, Jocéli de Andrade, e a vereadora Julieta Reis.

Também estiveram os secretários municipais da Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e do Abastecimento, Luiz Gusi, os presidentes da Agência Curitiba de Inovação, Frederico Lacerda, e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e o assessor de políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar José da Silva, o Candiero.

Foto: Pedro Ribas/SMCS