Curitiba é referência nacional em gestão integrada

Representantes de vários municípios da região Sul do Brasil estão reunidos em Curitiba para o Encontro Regional dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGI) em Segurança Pública. Um dos objetivos é a implantação do Info GGI, instrumento que permite que os municípios compartilhem ações, experiências e informações. Em maio deste ano, Curitiba recebeu o Info GGI para atuar com um projeto piloto.
Atualmente, todos os estados contam com gabinetes de Gestão Integrada Estaduais (GGI-E). A necessidade de estabelecer ações integradas envolvendo os órgãos federais, estaduais, municipais, bem como ampliar o papel dos municípios na segurança pública fez com que fossem estabelecidas diretrizes nacionais. Por isso, o Ministério da Justiça normatizou no início de 2014, através da sua Portaria nº 001/2014, a instituição dos GGIs em todo território nacional.
O GGI, segundo essa normativa nacional, é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública. “Curitiba tem hoje um dos GGI de ponta do país, considerado uma referência nacional”, disse o representante da coordenadoria de GGIs da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, Fernando César Zarantonello. “Curitiba é um parceiro fundamental da Senasp, não apenas em relação à implantação do Info GGI, mas em muitas ações”, disse.
Segundo o representante do governo federal, Curitiba serve de exemplo nacional pelo seu formato de GGI implantado. “Desde o início do ano passado, são visíveis as ações e o trabalho em processo continuado que são desenvolvidos em Curitiba”, citou.
Ligado diretamente ao gabinete do prefeito, o GGI de Curitiba atua em sistema de rede, organizando temas de real e atual interesse para a segurança pública municipal. As reuniões são mensais. Entre os principais objetivos estão a identificação de prioridades de interesse comum, bem como a concepção e a elaboração de pautas compartilhadas com as secretarias municipais, governos estadual e federal e outras instituições.

Foto: Valdecir Galor/SMCS