Daimler Buses apresenta de condução autônoma do futuro

A maior fabricante de ônibus do mundo, a Daimler Buses, constantemente aumenta sua liderança tecnológica. Isso está novamente demonstrado pelo Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot, o ônibus urbano que rodou pela primeira vez de forma autônoma numa rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda. Num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o inovador veículo anda em velocidades de até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos. O veículo sai automaticamente, atravessa túneis, freia ante aos obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. O motorista continua presente e monitora o sistema, mas tem uma tarefa muito mais fácil do que antes. A Daimler Buses é, portanto, a primeira fabricante do mundo a colocar em operação automatizada um ônibus urbano numa situação de tráfego real.

Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses: “Há quase dois anos, mostramos com nosso Highway Pilot que a condução autônoma tornará o transporte por caminhões em longas distâncias mais seguro e mais eficiente. Agora, estamos colocando esta tecnologia em nossos ônibus urbanos com o CityPilot. Este sistema é um desenvolvimento avançado do Highway Pilot, especialmente voltado às grandes cidades. Ele nos permite andar de forma parcialmente autônoma em faixas de ônibus especialmente demarcadas. Isso torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo. Mais pessoas podem se deslocar de A para B com mais velocidade, pontualidade e conforto. Para benefício de todos: frotistas, motoristas e passageiros de ônibus”.

Hartmut Schick, chefe mundial da Daimler Buses: “Além de nossa ampla gama de produtos, foram nossa competência tecnológica e força inovadora que tornaram a Daimler Buses um sucesso em todo o mundo. O Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot demonstra novamente o nosso papel de liderança no segmento de ônibus. Vamos manter essa posição também no futuro. Por isso, estamos investindo cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento de nossa linha de ônibus. As vantagens do CityPilot para os nossos clientes são claras: o Future Bus utiliza combustível de forma eficiente e com mínimo esforço do motor. Isso tem um impacto positivo nos custos operacionais e de manutenção, na vida útil e na disponibilidade do veículo”.

O primeiro passo rumo a uma condução totalmente automatizada com ônibus urbano consiste em linhas BRT com faixas exclusivas. O Mercedes-Benz Future Bus reconhece se a via é adequada para condução autônoma e informa ao motorista, que precisa apenas pressionar um botão para ativar o CityPilot. Uma condição fundamental é que ele não pressione o acelerador e nem o pedal do freio e também não movimente o volante, pois qualquer uma de suas operações se sobrepõe ao CityPilot. Aliás, o motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento.

O CityPilot compreende sistemas de assistência à condução já conhecidos, como os usados em ônibus Mercedes-Benz, por exemplo, assim como sistemas adicionais que foram trazidos da Daimler Trucks e adequados para uso no trânsito urbano. O equipamento inclui radar de longo e curto alcance, um grande número de câmeras e o sistema de navegação GPS controlado por satélites. A conectividade inteligente das câmeras com sensores é pioneira e permite criar um panorama preciso do entorno do veículo e determinar a posição exata do ônibus.