Em 14 anos, número de visitantes dobrou em Curitiba

Compartilhe
Tags

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, Curitiba celebra crescimento do setor e consolidação como destino de viagens. Segundo dados do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, o fluxo de turistas cresceu mais 50% nos últimos 14 anos. Em 2003, a cidade recebeu 2.409.569 visitantes. Neste ano, a estimativa do Instituto é que 4.533.705 turistas venham a Curitiba.

Neste ano, o setor ganhou atenção da administração municipal, sendo uma das pastas fundamentais do prefeito, Rafael Greca, que foi ministro do Turismo em 1999. “É a atividade que gera mais empregos e renda no mundo e, apesar de ser do setor terciário, é uma verdadeira indústria sem chaminés”, exemplificou o prefeito. Greca ressalta a importância do segmento para a economia. “É estratégia da minha Prefeitura promover o turismo”, diz.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, destaca a relevância do turismo para a economia, mas afirma que, como demais setores, é preciso ter estratégia. “Temos procurado consolidar nosso ponto mais forte, que é o turismo de negócios e eventos de negócios, mas também preparar a cidade para bem receber o turista de lazer”, explica.

Indicadores divulgados pelo Ministério do Turismo ratificam a análise de Tatiana. Segundo pesquisa publicada em agosto deste ano, a capital do Paraná ocupa a terceira posição nacional quando o assunto é turismo de negócios. Para 2017, a expectativa do Instituto é de que a cidade sedie 215 eventos e atraia mais de 350 mil turistas apenas para eventos profissionais e técnico-científicos.

Em 2017, Curitiba também atingiu marcos importantes, como o recorde de visitações na Torre Panorâmica, que atingiu o maior número da história em julho, com 19.073 visitas. Outro importante indicador do primeiro semestre foi o número recorde de acessos à página do Instituto Municipal de Turismo na alta temporada, com mais de 90 mil acessos.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena teve 1.556.494 de desembarques em voos regulares, sendo 11.452 desembarques internacionais. O site de reservas Booking.com também apontou a capital do Paraná como a oitava cidade mais procurada para o Carnaval de 2017.

Capacitações

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba já promoveu mais 30 capacitações em diferentes setores do mercado. A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para receber o turista.

As formas de interação variam entre palestras, oficinas, visitas técnicas e city tours. O público também é variado: já participaram servidores públicos municipais, agentes de viagem, guias de turismo e profissionais de comunicação especializados.

Dia Mundial do Turismo

A data marca a criação da Organização Mundial do Turismo, agência ligada ao Organização das Nações Unidas, fundada em 27 de setembro de 1974. Seu objetivo é promover e desenvolver o turismo em todo o mundo e sua sede fica na capital da Espanha, Madri.

O dia também marca o dia do profissional de turismo, o turismólogo. “Como profissional da área tenho orgulho de dizer que temos no Instituto uma equipe qualificada de turismólogos”, salienta Tatiana. “Graças a esses profissionais, pessoas de todo o mundo podem ter experiências agradáveis enquanto a economia se beneficia da atividade”, conclui.