Expedição Safra volta a campo para avaliar colheita da safra 2017/18

Compartilhe
Tags

A Expedição Safra sai a campo para acompanhar a colheita de grãos do ciclo 2017/18. O primeiro roteiro dessa segunda fase é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste, e pelo Paraná, no Sul do país. Além de acompanhar o trabalho dos produtores, cooperativas e institutos de pesquisa, a equipe do projeto vai visitar o Show Rural, em Cascavel (PR).

Nesta temporada, o Brasil tem potencial para colher 115,02 milhões de toneladas de soja e 90,15 milhões de toneladas de milho, conforme projeção inicial da Expedição Safra. A maior parte da oleaginosa sairá das lavouras do Centro-Oeste do país. Em MT e MS, primeiros destinos do projeto durante a colheita, a oleaginosa deve alcançar 40 milhões de toneladas – o equivalente a 34,7% do total previsto para o ciclo.

A colheita ainda está no início, principalmente devido ao atraso no plantio em relação aos últimos ciclos e ao volume alto de chuvas em diversas regiões do país. Esses fatores estão segurando os trabalhos de retirada da soja da lavoura, mas a expectativa é bastante positiva em termos de volume”, explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Em Mato Grosso, a equipe do projeto vai visitar as regiões de Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá e Rondonópolis. Ainda no Centro-Oeste, o roteiro contempla as cidades de São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Dourados e Naviraí, em Mato Grosso do Sul. No dia 05 de fevereiro, a equipe de técnicos e jornalistas participa do Show Rural, em Cascavel (PR). O evento abre o calendário de feiras agropecuárias do país e vai reunir mais de 500 expositores.

O roteiro pelo Paraná contempla ainda as cidades de Campo Mourão, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Maringá e Londrina. O estado é o segundo maior produtor de soja do país – atrás apenas de Mato Grosso – e deve alcançar 20,6 milhões de toneladas na temporada 2017/18. Quando o assunto é milho verão, as lavouras paranaenses têm potencial para produzir até 3,3 milhões de toneladas.

Lançamento

Antes de pegar a estrada, a Expedição Safra reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva de grãos para o lançamento da 12ª temporada do projeto. O evento ocorre na quinta-feira (25), na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba (PR), a partir das 19h. “Vamos traçar tendências, debater os desafios e as oportunidades de mercado para o Brasil”, destaca Ferreira.