Famílias de áreas alagadas recebem colchões, agasalhos e alimentos

A Fundação de Ação Social (FAS) mantém nesta quinta-feira (15/3) o atendimento às famílias que tiveram as casas alagadas em função das fortes chuvas registradas em Curitiba.

Desde a noite desta quarta-feira, foram encaminhados 150 colchões, 75 cobertores, 60 cestas básicas, além de roupas e calçados para moradores das regionais Matriz, Boa Vista, Cajuru e Tatuquara. Equipes da Fundação ainda percorrem as regiões para fazer o levantamento das pessoas que precisam de assistência.

Uma mobilização de limpeza garantiu o atendimento, nesta quinta-feira, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Pilarzinho e Cachoeira, na Regional Boa Vista, que também ficaram alagados. Apenas o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças não foi ofertado pelo Cras Pilarzinho, já que a brinquedoteca foi mais atingida pelas águas.

Regional Matriz

Na Regional Matriz, as equipes da FAS atendem, nesta quinta-feira, 16 famílias da Vila Torres, com cobertores, colchões, alimentos, roupas e calçados.

Na mesma regional, três unidades da FAS que prestam atendimento e acolhimento a pessoas em situação de rua foram atingidas pelas inundações.

A ação rápida dos funcionários ainda na tarde desta quarta-feira garantiu o atendimento na Casa de Passagem Jardim Botânico, que inicia os trabalhos às 19h.

As outras duas unidades atingidas foram o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro POP) João Dorvalino Borba, que já tinha encerrado o atendimento no dia, e a Unidade Mais Viver, que também passou por higienização e manteve o acolhimento das 50 pessoas que vivem no local.

Desalojados

Apesar de algumas famílias terem sido desalojadas pelas fortes chuvas, a FAS não precisou abrir abrigos, já que todas decidiram ficar na casa de parentes e amigos. Sessenta servidores da FAS e 17 veículos estão mobilizados desde ontem para atendimento das ocorrências.

Como situações de emergência costumam sensibilizar a população, a FAS orienta que doações devem ser encaminhadas diretamente ao Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS, na Rua Eduardo Sprada, 4520, ou aos Núcleos da FAS, localizados nas Ruas da Cidadania. Entre os produtos de maior necessidade estão cobertores, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e roupas de cama.

 

Foto:Ricardo Marajo/FAS