Festival de Sopa, dia do chá e palco itinerante serão algumas das atrações do sexto Festival de Inverno do Centro Histórico

Muita gastronomia e atrações culturais vão marcar o Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que acontece de 19 a 29 de julho. O evento, que neste ano chega à sexta edição, tem o objetivo de promover ações e apresentações que façam curitibanos e turistas realmente curtirem e viverem o inverno e a cidade.

Dentre as atrações confirmadas e muito esperadas pelo público estão às relacionadas com a gastronomia. O café e o chá, duas bebidas que têm tudo a ver com o inverno, são protagonistas de dois momentos do Festival de Inverno: o Coffe Experience e o Dia do Chá. No primeiro o cliente faz uma degustação de quatro métodos de filtragem de café com preço especial (R$ 20). O Dia do Chá será na Bella Vivenda, em parceria com o Chá Contigo, e reúne um especialista na arte dessa bebida milenar e várias preparações harmonizadas com doces.

Como o inverno deste ano promete, a sopa também vai ter um destaque especial. Para este ano, alguns estabelecimentos associados da Rede Empresarial vão oferecer sopas de diferentes sabores com preços a partir de R$ 13. No cardápio sopas de vários tipos: de pinhão, lentilha, árabe, barreado, etc. Alguns locais da região e o Café do Paço Municipal ainda comercializarão uma sobremesa desenvolvida especialmente para o Festival em parceria com SENAC.  Mais informações serão divulgadas em breve.

Uma programação recheada de cultura e música também fará parte do Festival. Um dos destaques é um ônibus palco que ficará estacionado no Largo da Ordem, região turística de Curitiba, no dia 28 (sábado) com atrações culturais como música, folclore e coral. O Grupo A Arte da Comédia também prepara um espetáculo de rua gratuito para quem estiver aproveitando o inverno na capital paranaense.

Conhecer melhor a cidade e turistas de formas diferentes também são objetivos dos organizadores do Festival de Inverno. Por isso, uma parceria com o Curitiba Free Walking vai garantir um tour a pé pelo centro da cidade com muitas histórias, lendas e curiosidades. O Museu Paranaense, o terceiro mais antigo do Brasil, também vai ser palco de uma visita guiada gratuita que acaba com degustação de mate promovida pelo Matte n’roll e apresentação musical.

Palestras e oficinas também terão o e seu espaço garantido. O grupo de voluntárias As Fiandeiras promovem no dia 23 uma oficina de quadradinho de tricô ou crochê na Bella Vivenda. No dia seguinte, 24, o grupo Empreendedorismo Rosa promove uma conversa sobre o empoderamento feminino no Hotel Blumenau.

Graças à parceria com a Fundação Cultural de Curitiba também acontecem várias apresentações gratuitas em espaços da cidade como: TUC (Teatro Universitário de Curitiba), Teatro Novelas Curitibanas, Conservatório de MPB, Memorial de Curitiba, Museu da Gravura e da Fotografia. Dentre elas estão contação de histórias, mostra de peças teatrais, apresentação musical. O Sesc Paço da Liberdade, outro parceiro do evento, vai receber nos dias 19 e 24 atrações totalmente gratuitas. No primeiro dia será show musical e no dia 24 a exibição do filme “O Preço da Paz”.

Durante o Festival de Inverno também estará acontecendo um evento que fará parte da programação: o 2º Fipcuritiba – Festival internacional de Percussão. Estão programadas apresentações musicais com participações de artistas renomados e oficinas.

A solidariedade também é um braço do Festival de Inverno do Centro Histórico. Os estabelecimentos associados terão caixas de coleta da Campanha do Agasalho e também para colher fios que as voluntárias da As Fiandeiras recolherão para fazer mantas para doação.

Em breve a organização do evento deve divulgar a programação completa. Fique de olho para conferir em www.centrohistoricodecuritiba.com.br.

A realização do Festival de Inverno do Centro Histórico é da Rede Empresarial do Centro Histórico, que fomenta o turismo e a economia da região. O evento ainda acontece com o Patrocínio do Sebrae e apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal de Curitiba, , Museu Paranaense, Grupo As Fiandeiras,  Matte n’Roll, Empreendedorismo Rosa , Anjuss, In Move, Projeto Lia, FreeWalk, Solar do Rosario, Grupo A Arte da Comedia, FAE.

Sobre a Associação do Centro Histórico de Curitiba – Desde 2012 a Associação do Centro Histórico de Curitiba reúne empresários da região preocupados em promover maior ocupação e melhorias no Centro Histórico da capital paranaense. Com a iniciativa fomentada pelo Sebrae Paraná, em parceria com o Sistema Fecomércio e a Prefeitura Municipal de Curitiba, 20 estabelecimentos estão unidos em torno deste objetivo.

Dentre as ações da Rede estão dois eventos anuais que já estão consagrados pelo público: o Festival de Inverno do Centro Histórico e o Centro Histórico Divertido.

Fazem parte da Associação do Centro Histórico: A Caiçara, Artemísia Produções, Barbearia Rei Trajano, Bar do Alemão, Bella Vivenda, Café Catedral, Casa do Fumo, Espaço Carmela, Jeito Mineiro, Jokers, Nonna Giovanna, Pizza, Oriente Árabe, Quintal do Monge, Restaurante Mikado, Hotel Blumenau, Hostel Roma, Hotel Miller Flat.