Fórum debate o aprendizado de estudantes em Curitiba

“A aprendizagem dos nossos estudantes é o que temos de mais valioso. Por isso precisamos a cada dia fazer novas perguntas sobre nosso sistema de ensino”. A declaração foi feita pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, durante a abertura do IV Fórum de Gestores da Secretaria Municipal da Educação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (30/8), no Salão de Atos do Parque Barigui.

“Que este fórum seja uma provocação para revisitarmos conceitos de avaliação, uma semente, e que a partir disso façamos novas perguntas para obtermos novas respostas, situando o tema no contexto da escola emancipadora”, disse Maria Sílvia.

O evento, que segue até sexta-feira (31/8), reúne nesta quinta os gestores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) dos Núcleos Regionais da Educação do Boa Vista, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba, Matriz e Santa Felicidade. Nesta sexta, participarão os gestores das regionais do Bairro Novo, Boqueirão, Portão, Pinheirinho e Tatuquara.

A superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, destacou que o modelo do evento permite aos gestores conhecerem as boas práticas dos demais. “É um momento de olhar para a rede na perspectiva macro”, comentou.

Pela manhã, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, apresentou palestra sobre avaliação em larga escala e possibilidades pedagógicas. Na parte da tarde, os gestores debateram educação infantil, ensino fundamental e inclusão.

A diretora Rosenara de Ramos Pires Soares, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho do Sol (Santa Cândida), avalia que o evento é importante para permitir uma ampla troca de experiências entre os participantes.

“Acrescenta conhecimentos e nos incentiva a fazer cada vez melhor. Também conversamos com os colegas a administrar situações semelhantes em nossas unidades”, disse. A diretora Maria Aparecida Lopes de Figueiredo, do CMEI Nossa Senhora de Fátima, no Abranches, concorda. “Compartilhamos ideias e isso é muito bom”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; o diretor de Desenvolvimento Profissional, João Reis; Margareth Fuchs, da Gerência de Educação e Cultura, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Collarino, e a diretora de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.

 

Foto: Cesar Brustolin/SMCS