Greca abre Semana da Inovação e destaca o espírito de vanguarda de Curitiba

Compartilhe
Tags

O mundo da inovação e tecnologia volta seus olhos para Curitiba nesta semana. A capital paranaense sedia dois grandes eventos da área: o Smart City Expo e o Movimenta Curitiba. Os dois fazem parte da Semana da Inovação, que teve abertura oficial nesta terça-feira (27/2), na Capela Santa Maria, no Centro, com concertos do jovem pianista Estefan Iatcekiw e do quarteto de cordas da Orquestra de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca destacou em discurso que a cidade já vive o espírito de vanguarda. “Curitiba respira inovação ao longo dessa semana, quando sedia o maior evento de mundo da área”, comentou. “É Curitiba vivendo na prática a inovação”, completou.

A apresentação musical contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais. O embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, agradeceu o convite e disse estar entusiasmado com as novidades que Curitiba vem apresentando. “É uma oportunidade fantástica de se conhecer esta cidade, sabemos do seu enorme potencial”, disse Cravinho.

Sobre o Smart City Expo, Greca afirmou já ter uma lista de destaques, dentre a vasta programação do evento. “Um dos principais nomes do evento é o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras e diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, que fará palestra no Smart City”, recomendou.

Movimenta Curitiba

Paralelo ao evento principal, o Movimenta Curitiba, no espaço Usina 5, reunirá mais de 80 startups e entidades com novidades tecnológicas e 60 palestras sobre o tema Inovação. “Esse evento é o resultado efetivo do Pacto de Inovação Vale do Pinhão, firmado em dezembro de 2017”, disse Greca.

Greca lembrou que o evento se estende para todas as regionais da cidade. “Nas nove ruas de Cidadania haverá palestras sobre Inovação e Empreendedorismo – Como inventar o seu próprio emprego – em todas as Salas do Empreendedor”, salientou.

O Movimenta Curitiba vai ocorrer no sábado (3/3) e domingo (4/3) e será o primeiro festival de inovação organizado por todo o ecossistema que integra o Vale do Pinhão.

Música

Menino prodígio da música curitibana, o pianista Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos, emocionou o público com um recital de piano. “Foi um repertório sugerido pelo prefeito que eu tive o imenso prazer de apresentar”, explicou.

Iatcekiw iniciou a apresentação com uma composição de Franz Liszt, natural da Hungria, país onde o jovem vai estudar graças à uma bolsa de estudos. Liszt também era amigo do paranaense Brasílio Itiberê da Cunha, que teve a música A Sertaneja interpretada por Iatcekiw.

O repertório contou ainda com apresentações de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Ernani Aguiar.

Também estiveram na abertura o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto, o vereador Thiago Ferro, o presidente da Agência Curitiba de Inovação, Frederico Lacerda, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rotislav Tronenko, o cônsul honorário da Bélgica, João Casillo, o assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto, o secretário especial de Representação do Paraná em Brasília, Luciano Pizzattto, e o presidente da União Iberoamericana de Municípios, Frederico Castillo Branco.

Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro do Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

Confira toda a programação de eventos e como se inscrever no programa para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

 

Smart City Expo Curitiba 2018

Data: quarta (28/2) e quinta-feira (1/3)

Horário: das 8h30 às 19h30 (quarta) e das 8h30 às 18h30 (quinta)

Local: Expo Renault Barigui (Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio, Parque Barigui)

Mais informações, inscrições e compra de passaporte para o congresso no www.smartcityexpocuritiba.com.

Movimenta Curitiba

Data: sábado (3/3) e domingo (4/3)

Horário: das 10 às 21h (sábado) e das 10h às 19h (domingo)

Local: Usina5 (Rua  Constantino Bordignon, 5, Prado Velho)

 

Foto: levy Ferreira/SMCS

Confira toda a programação e se inscreva para o evento no site www.movimentacuritiba.com.br.