Guardas da Região Metropolitana têm treinamento em Curitiba

Na próxima segunda-feira (14/5), guardas municipais de municípios da Região Metropolitana começam a participar de um curso de formação em Curitiba. Com novos guardas municipais da capital, profissionais de Mandirituba, Araucária e Fazenda Rio Grande, além de Mauá da Serra (SP), receberão o treinamento necessário para o trabalho nas ruas.

A parceria é uma das ações práticas do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana, coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da capital. “Nosso Centro de Formação está à disposição para formar novos profissionais para a função, inclusive nas turmas que estamos planejando para o segundo semestre”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, em reunião de trabalho do consórcio nesta quinta-feira (10/5), na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

De forma conjunta, as guardas de Curitiba e outros nove municípios da Região Metropolitana integrantes do consórcio deram início a um plano de ação, a ser desenvolvido nos próximos meses, além da necessidade de adequações nas leis municipais de parte dos municípios. “Com o consórcio ampliam-se as possibilidades para captação de recursos”, ressaltou o superintendente da secretaria, Carlos Celso dos Santos Junior.

Dez cidades fazem parte do consórcio: Curitiba, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Projeto

Curitiba encabeçou o projeto do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana, que permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas entre os municípios participantes, principalmente aquelas relacionadas ao aprimoramento profissional.

A intenção de Curitiba é consolidar a Guarda Municipal como referência, ministrando capacitações e formações às demais guardas. O consórcio também possibilita facilidades na captação de recursos e amplia a troca de informações para o trabalho operacional.

“Esperamos, em breve, dar o pontapé inicial para a elaboração do estatuto do consórcio”, acrescentou o coordenador do GGI de Curitiba, inspetor Sicarlos Pereira Sampaio.

Foto:Divulgação/GM