Hidratação das crianças exige atenção redobrada no verão

Que o verão é a época mais quente do ano todos já estão cansados de saber. O que muitas pessoas não sabem é que a estação pode vir acompanhada da desidratação infantil. O problema é comum em crianças e adolescentes com até 14 anos e exige atenção dos pais e responsáveis para o diagnóstico e tratamento adequados.

A gerente médica da Unidade Infantil da Paraná Clínicas, a pediatra Dra. Celina Assahida, comenta que a desidratação infantil acontece especialmente com crianças pequenas. “As crianças podem estar mais propensas a desidratação, pois possuem maior proporção de líquido em seu organismo, assim mais sensível a pequenas perdas”. Alguns fatores contribuem para a desidratação: dependerem de terceiros para a ingestão de líquidos; exposição a situações que aumentem a transpiração (exposição calor, atividades físicas), e aumento da frequência das doenças diarreicas neste período do ano.

“Os pais e responsáveis devem estar atentos para sinais iniciais como irritabilidade e sede. Com a persistência dos fatores desencadeantes, outros sinais e sintomas se fazem presentes, como a diminuição da quantidade de urina e aumento da sua concentração, boca seca ou saliva espessa e “moleira” deprimida nos casos das crianças lactantes. Em casos mais acentuados é possível identificar olhos encovados e turgor da pele diminuído”, completa a médica.

A reposição de líquidos é extremamente necessária porque a água corresponde a, nada menos, do que 60% do nosso corpo. “Pais e responsáveis que optarem por água mineral devem buscar opções com pouco teor sódio. Repor líquidos constantemente é de suma importância, pois o corpo precisa tanto da água como da composição mineral nela existente. A água mineral é uma das principais aliadas no combate a problemas como a desidratação infantil”, esclarece a gerente de qualidade da Ouro Fino, Marina Smith. “A nossa água mineral é natural, pH alcalino e possui baixíssimo teor de sódio, bons níveis de magnésio, cálcio e potássio, ideal para o bom funcionamento do organismo”, completa.

Confira algumas dicas para prevenir a desidratação infantil no verão.

  1. Ofereça líquidos com frequência, pois crianças, mesmo as maiores, se distraem brincando e acabam esquecendo de beber água
  2. Evite exposição excessiva ao sol
  3. Prefira roupas leves e ambientes ventilados
  4. Evite atividades físicas em excesso, que estimulem a perda de líquidos
  5. Mantenha uma dieta leve e rica em frutas
  6. Fique atento à procedência e prefira alimentos frescos
  7. Armazene corretamente os alimentos e verifique sempre o prazo de validade