História de Curitiba em versão para deficientes visuais

Compartilhe
Tags
Obra que retrata a formação cultural e urbanística da capital do Paraná, o livro “Curitiba – Luz dos Pinhais”, escrito  pelo prefeito Rafael Greca de Macedo, ganhou uma versão dedicada aos deficientes visuais. O audiolivro foi entregue nesta segunda-feira (10/12) ao acervo da Biblioteca Pública do Paraná. Estiveram presentes a diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, o autor do livro, o diretor da BPP, Rogério Pereira, e o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
São 200 cópias, que também serão disponibilizadas para os acervos de outras bibliotecas em todo o estado. Esta versão para ser escutada traz um resumo do livro, com introdução narrada pelo próprio Rafael Greca. A obra foi editada pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Roca, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Positivo e Condor, e apoio de Itaipu, Ambiotech e Casillo Advogados.
“Curitiba – Luz dos Pinhais” conta de forma leve e descontraída a trajetória de Curitiba, desde quando era apenas um antigo caminho indígena e parada de tropeiros até a metrópole atual. Amparado por sua conhecida paixão pela cidade, o prefeito Rafael Greca de Macedo reconstruiu esta trajetória para escrever o livro. O trabalho foi concluído antes de Greca ser eleito para o atual mandato e já está na segunda edição.
Viagem no tempo
O trabalho promove um passeio pela cidade de ontem e de hoje, com importante destaque para as pessoas que construíram seu passado e presente, sua história e estórias. “É um livro que permite um passeio histórico por várias Curitibas até chegar aos dias atuais”, comenta Greca. “Agora, com a chegada dos audiolivros,  a história ficará acessível a todos”.