Imóveis usados têm diferenciais atrativos

O sonho de comprar um imóvel novo às vezes acaba ficando fora de alcance por conta do preço, mas um imóvel usado pode ser a solução para este problema. Esse foi um dos temas abordados em uma reunião de análise de mercado do Secovi-PR, iniciativa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), que ocorreu nesta semana em Curitiba, na qual participaram representantes de aproximadamente 40 imobiliárias da capital.
Segundo o vice-presidente de comerci alização imobiliária do Secovi-PR, Luciano Tomazini, nos últimos anos a área de lançamentos esteve focada em apartamentos compactos, de um e dois dormitórios, na contramão do interesse de grande parte dos curitibanos, que têm preferência nos apartamentos mais espaçosos.
“Existem apartamentos construídos há várias décadas e aqueles feitos nos últimos anos, que têm o mesmo conceito arquitetônico que muitos lançamentos e com preços bem atrativos”, explica Tomazini. “Uma boa pesquisa pode ajudar bastante na hora de efetuar uma compra para realizar o sonho da casa própria”, enfatiza.

Economia
Um dos outros temas abordados no encontro está relacionado com a evolução da economia brasileira e curitibana, para balizar os empresários do setor. Segundo o consultor de inteligência corporativa, Fábio Araújo, que realizou uma apresentação, nos últimos anos observa-se uma grande procura por conjuntos comerciais, tanto para venda quanto para locação, devido ao fato de que Curitiba é atualmente a quarta cidade do país com maior concentração de micros e pequenas empresas.
Araújo também falou sobre a frequente diminuição dos níveis de emprego formal no país e na capital do Estado e, ainda, sobre a questão do endividamento das famílias. “As famílias se endividaram a longo e médio prazo, por isso a reação do mercado se dará a longo e médio prazo, ou seja, quando elas retomarem a capacidade de consumo”, explica.