Inscrições para casamento coletivo terminam dia 19 de outubro

00170567

Etelvina Maria da Silva e José Juliani trocarão alianças no altar no dia 5 de dezembro de 2015, às 18 horas, em um casamento coletivo promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Poder Judiciário e Cartórios de Registro Civil de Curitiba e Região Metropolitana. Eles estão entre os primeiros inscritos para a cerimônia, aberta a casais formados por uma ou duas pessoas com deficiência e também para casais em situação de vulnerabilidade.
Realizado pelo programa Justiça no Bairro, o evento será no Parque Barigui, no Centro de Educação Permanente. O casamento coletivo é voltado à população com deficiência e também vulnerável economicamente, dando oportunidade para a união civil e uma bênção ecumênica aos casais. Os interessados devem se inscrever no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de referência de sua residência.
Convivendo há 10 anos, Etelvina, de 67 anos, e José , de 60 anos, decidiram procurar o Cras e dar entrada na papelada para o casamento. Ele conta que foi tudo muito rápido e a decisão pelo serviço gratuito surgiu quando ele foi padrinho de um casamento, há três anos.
“Fui muito bem atendido no Cras e em cinco dias estava com tudo encaminhado. Agora vamos assinar no cartório e será só alegria”, disse José Juliani.
Etelvina conta que todo o encaminhamento foi fácil e valeu principalmente pela economia de gastos que teriam com a documentação. “Os valores para legalizar um casamento hoje são muito altos para quem é assalariado. Estamos felizes com a economia e agradeço a agilidade do Cras”, disse Etelvina.