Linho: o tecido do Verão

Compartilhe
Tags

A cada estação a moda elege seus queridinhos e nesta temporada um dos eleitos é o linho. O linho é um tecido tradicional que nunca “sai de moda”, mas de tempos em tempos ele fica sob os holofotes. E na primavera-verão ele reinará absoluto! É só dar uma olhada nas lojas e vitrines para perceber que é verdade.

Por ser um tecido natural, o linho é leve e deixa a pele respirar. É bastante fresco, o que é perfeito para os dias de calor. O único ponto negativo é que ele amassa muito, mas há quem encare essa característica como um charme. Mas como a moda está sempre evoluindo, atualmente existem tecidos que misturam o linho com outras fibras, fazendo com que ele amasse menos e tenha um custo mais baixo. Entretanto, é importante olhar a etiqueta interna da peça para analisar a composição, já que uma porcentagem alta de fibra sintética – como o poliéster – fará com que o tecido não seja tão fresco.

Na hora de escolher uma peça de linho, vale tudo: vestidos, camisas, blusas, shorts, saias, calças e blazers. As cores vão das mais neutras, que são elegantes e atemporais, às mais vibrantes, que são modernas e descontraídas. Também é importante prestar atenção na modelagem. Além do corte e caimento que favoreçam o seu tipo físico, lembre-se que as peças em linho precisam ser mais soltas, pois o tecido, normalmente, não tem elasticidade.

O linho pode ser usado em momentos de lazer e no trabalho. Ele só não cai bem em ambientes muito formais. Se o seu ambiente de trabalho não exige tanta formalidade, as peças em linho – principalmente as em alfaiataria – serão ótimas companheiras para os dias mais quentes.