Manifesto Games: da universidade para o mercado internacional de jogos digitais infantis

A parceria entre Vicente Vieira e Túlio Caraciolo já é antiga. Os dois se tornaram amigos ainda no colégio. Depois, foram juntos para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE, onde cursaram Ciências da Computação. Apaixonados por jogos digitais, ali criaram a Manifesto Games, uma empresa cujo objetivo era criar jogos de atitude. Ainda na incubadora da universidade, em 2005, o modelo de negócios levava em consideração a produção de jogos de alta qualidade para o usuário final e a venda de publicidade.

Com o tempo, os amigos, e agora sócios, foram lançando jogos casuais e chegaram a ter 8 milhões de downloads. Devido ao sucesso, a empresa começou a receber demandas por serviços de desenvolvimento de jogos dos seus parceiros comerciais internacionais. Anos mais tarde, começaram a desenvolver projetos na área de educação e, assim, foram se consolidando, também, como uma empresa de soluções de tecnologias educacionais lúdicas para promover processos de aprendizagem divertidos.

Hoje, 13 anos mais tarde, a Manifesto possui duas áreas de atuação: entretenimento e educação. Na área de entretenimento, a maioria dos clientes são os grandes players internacionais do entretenimento infantil, como Disney, Bandai Namco, Miniclip e Sea World. Ao todo, já foram desenvolvidos mais de 100 games e mais de 30 milhões de usuários foram impactados em todo o mundo.

Na área de educação, a Manifesto já desenvolveu mais de 500 soluções educacionais, impactando mais de 80 mil alunos no Brasil. “Nós ajudamos nossos clientes na criação de soluções educacionais lúdicas e divertidas, mas acima de tudo eficientes na promoção de aprendizagem”, afirma Vicente Vieira. Os serviços envolvem desde plataformas educacionais para smartphones, tablets e computadores, até jogos móveis, por aplicativo ou web, com uso de tecnologias como realidade aumentada e reconhecimento de voz. O processo criativo único da empresa considera três importantes aspectos encadeados: a ludicidade, que visa a criação de atividades prazerosas; ela por sua vez gera o engajamento, que busca reter a atenção do usuário; e em seguida ambas promovem o aprendizado, que é o grande objetivo dos games desenvolvidos pela marca.

Um dos produtos de maior sucesso da área educacional é a Geppetto, uma plataforma online, gamificada e adaptativa, projetada para oferecer um ambiente divertido e eficiente para a prática de diferentes currículos, que pode ser acessada de qualquer lugar. A solução já foi adotada por grandes redes de ensino de idiomas no Brasil, como Cultura Inglesa, Wizard e Red Balloon. A plataforma permite a customização integral do conteúdo e identidade visual, além do acompanhamento do desempenho dos alunos.

Outro produto que está se transformado numa referência para o mercado é o Smart Learner, uma plataforma educacional lúdica para comunicação entre pais, alunos e professores. O objetivo é economizar tempo e aumentar a eficiência na comunicação entre as partes envolvidas, de forma simples, inteligente e intuitiva. O sistema, que também é customizável, permite o compartilhamento e a organização de informações, possibilitando o monitoramento em tempo real do engajamento do público.

Com toda essa trajetória de sucesso, a Manifesto Games possui planos ainda mais audaciosos para o futuro. Só esse ano, a empresa pretende dobrar o faturamento na área de educação. Na divisão de entretenimento, a expectativa é ainda maior. A empresa planeja crescer 200% em relação à 2017. Motivos para esse otimismo não faltam. “Nossa empresa está muito bem estruturada. Temos uma equipe com 45 colaboradores em Recife e uma filial em São Paulo. Estamos prontos para expandir!”, finaliza Túlio Caraciolo.