Museu Paranaense recebe a exposição “Sonhando com o Paraná”

Hoje, às 17h, inaugura no Auditório Loureiro Fernandes, do Museu Paranaense, a exposição “Sonhando com o Paraná”. Com curadoria de Carlos Zemek, a mostra coletiva faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e reunirá pintura, poesia e arte digital. A entrada é gratuita.

Essa exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses.  No total, são 18 telas de 13 artistas, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.

Em outra parte da mostra, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.

São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.

De 16 a 22 de maio acontece a Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição participam 1.236 museus e instituições culturais brasileiras com o tema “Museus e paisagens culturais”.