Nova York – Destino obrigatório, a cidade mais cosmopolita do mundo

Nova York nunca precisou de uma “desculpa” para ser visitada. A cidade mais cosmopolita entre todas as cosmopolitas é um destino obrigatório, mesmo que uma vez na vida.
A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking como a mais populosa dos Estados Unidos. De acordo com o último dado fornecido pelo serviço nacional de recenseamento, em 2000, era possível ouvir cerca de 170 idiomas falados regularmente na cidade, que é divida por cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island.
É difícil identificar o cidadão nova-iorquino. Hoje, porto-riquenhos, coreanos, chineses, sul-africanos, brasileiros, paquistaneses estão por trás do que se respira por ali. Portanto, ao comprar o bilhete de avião você já fez um bom negócio. Pagando para conhecer apenas uma cidade, você terá a oportunidade de visitar outras do mundo. Prepare-se para uma metrópole única e tenha certeza que, ao voltar, sua cabeça não será a mesma.
Margeada pelo rio Hudson, Manhattan corresponde à área mais rica de Nova York. É onde estão localizados o centro financeiro, na famosa Wall Street, a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e das principais universidades: Nova York University (NYU) e a Universidade de Columbia. A ilha de Manhattan pode ser dividida em três partes: Uptown (tradução literal para “parte de cima da cidade”) possui no seu coração o Central Park. Ainda um pouco mais acima, a região é conhecida como “Way Uptown” (na tradução literal, “muito mais acima”) é onde estão bairros como o Harlem.
O meio da cidade, Midtown, é a região em que se localiza o Rockefeller Center e bairros como Chelsea, Gramercy e Hell’s Kitchen. E a parte de baixo da cidade, Downtown, onde se localizam, na ponta da ilha, o Financial District, em que já se pode avistar a Estátua da Liberdade; a ponte do Brooklyn e também a área onde estão os idolatrados bairros Tribeca, Chinatown, Lower East Side, West e East Village e Soho.

O interessante em Nova York é que a paisagem nunca é a mesma. Por mais que se passe um tempo nela, você nunca se comporta da mesma forma. Sempre há algo de novo para visitar.
Nova York não recebe apenas um tipo de turista. Os roteiros para conhecer a cidade são infinitos e podem ser feitos até mesmo de forma temática, como conhecer, por exemplo, a cidade a partir de visitas a locações de grandes filmes rodados ali. Assim, como em qualquer lugar, o importante não é o número de dias rodados e, sim, como você os vivencia.
Nova York fervilha de opções de lazer. Há vários parques, incluindo o imperdível Central Park, museus incríveis (mais de 100!), como o de História Natural e o Metropolitan, inúmeros musicais na Broadway e ao redor, no chamado off-Broadway, festivais de música, teatros e o que mais você imaginar. A única parte triste disso é a impossibilidade de curtir tudo em uma única visita à cidade.
Se pretende fazer turismo de consumo, você escolheu o destino certo. Nova York tem tudo para todos os gostos e carteiras. Grifes da moda dividem espaço com lojas de departamento. A cidade possui as melhores e mais caras lojas do mundo, além de ser uma criadora de tendência na moda. Há quem viaje de malas vazias para voltar com elas cheias. Dormans de tradicionais hotéis da cidade já estão familiarizados com o consumismo brasileiro. Quem procura por eletrônicos também vai se esbaldar. Assim como quem planeja investir em brinquedos, perfumes, sapatos, instrumentos musicais… Alguns passeios são a cara de Nova York, como ir a debates de autores e diretores de cinema, ou sentar-se num café que, durante a noite, é palco para saraus de poesia.


Antes de viajar, confira o canal “Amigo Gringo” no Youtube. Nele, o jornalista novaiorquino, Seth Kugel, dá dicas em português sobre os costumes, melhores lugares para visitar, turismo, alimentação, transporte e muito mais. Vale a pena ver


Compras são um espetáculo a parte na cidade

Fotos: Divulgação.