Novo livro do Troche chega ao Brasil

O segundo livro do ilustrador uruguaio Gervasio Troche, Bagagem, será lançado no Brasil no dia 19 de março pela editora Lote 42. A obra traz uma coletânea de desenhos do artista que pinta em preto e branco e não usa palavras em seu trabalho.
“Bagagem é um livro múltiplo, pois nos representa as especiarias que andamos esquecendo em ideias que não se exaurem numa única leitura”, escreveu sobre a obra a cartunista Laerte. A íntegra do texto será exibida no hotsite sobre as obras do autor, que está sendo reformulado com o conteúdo de Bagagem.
Troche consegue arrebatar leitores de todas as idades. “Desde a turnê que organizamos com o autor em 2014 é visível que o trabalho dele dialoga com os mais diversos públicos”, afirma a editora da versão brasileira do livro Cecilia Arbolave. “Com seu pincel fino e trabalho minucioso, ele nos leva a um lugar onde emoções verdadeiras ganham espaço. Troche nos deixa entrar em seu mundo particular e, generoso, nos empresta suas cenas e seus personagens mudos para que criemos novos sentidos.”
Bagagem é o livro nº 15 da Lote 42. Desenhos Invisíveis, trabalho anterior do autor, foi lançado em setembro de 2014 no Brasil também pela Lote 42. Na época foi feita uma campanha de crowdfunding que resultou numa turnê por oito cidades do Brasil. A repercussão resultou em novas visitas ao País: em 2014 ele pintou um mural de quase 100 m² no Sesc Ipiranga, em São Paulo, e foi convidado para participar do FestiPOA Literária, em Porto Alegre, onde foi realizada uma mostra com os trabalhos do autor.
O uruguaio Gervasio Troche nasceu em 1976. Em 2013 lançou na Argentina o livro Dibujos Invisibles pela editora Sudamericana, cujos direitos para publicação no Brasil adquiridos pela Lote 42. Esse livro também foi publicado na França e Espanha. No final do ano passado, a editora uruguaia Criatura lançou Equipaje, que agora é publicado no Brasil como Bagagem. O artista também colabora com veículos de comunicação como os jornais Folha de S.Paulo e La Nación (Argentina).