Paraná alcança segundo melhor mês em abate de frangos de sua história

A avicultura paranaense iniciou 2019 com números positivos na produção. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), em janeiro foram abatidas 161 milhões de cabeças de frango, segundo maior número mensal da história do estado, atrás apenas das 161,8 milhões cabeças registradas em agosto de 2017. O índice marcou alta de 2,3% em comparação ao primeiro mês de 2018.

Já nos embarques houve retração de 12,2% em comparação ao mês de janeiro de 2018, com 107,9 mil toneladas embarcadas contra 123 mil toneladas do ano passado, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No total, as exportações geraram US$ 165,8 milhões em receitas para o estado no período.

“Esse número um pouco abaixo não nos preocupa. Registramos oscilações nos embarques para nossos principais parceiros, com alguns registrando queda e outros elevando seus índices. Os números históricos de abate demonstram a confiança do setor na estabilidade do mercado, que deve ser notada nos próximos meses”, avalia o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

Sobre o Sindiavipar
O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, há 25 anos, o Sindiavipar tem trabalhado para buscar o crescimento e a sustentabilidade da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 35% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo.
Mais informações: sindiavipar.com.br