Paraná é o quarto estado que mais emitiu CPF em certidões de nascimento

Os cartórios de Registro Civil do Paraná já emitiram mais de 340 mil números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente em certidões de nascimento, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O serviço, iniciado em dezembro de 2015, no estado, é feito no mesmo momento do registro da criança.

“O serviço facilitou a vida dos pais, que já possuem bastante preocupação nessa fase. Por meio deste procedimento, a criança já sai na hora com a certidão constando duas informações importantíssimas para o exercício da sua cidadania: o CPF e o registro de nascimento”, afirma o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), da Arpen-Brasil, e diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior.

O registrador ainda reforça que com o número do CPF, o recém-nascido passa a ter alguns benefícios, como por exemplo a oportunidade de ser incluído imediatamente pelos pais em planos de saúde, ter acesso a programas sociais do Governo e possibilidade de abertura de contas bancárias em seu nome.

Ainda de acordo com o levantamento, o estado é o quarto que mais realizou o ato no país, ficando atrás apenas de São Paulo (1.367.110), Rio de Janeiro (477.434) e Minas Gerais (371.763). No Paraná, o serviço foi idealizado por meio do Irpen-PR junto à Receita Federal com apoio da Anoreg-PR.

Como fazer?

A emissão do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) é gratuita e realizada no momento do registro do nascimento. Sendo assim, ela deve ser feita no cartório mais próximo da casa dos pais ou do parto da criança. O serviço é oferecido pelos 537 cartórios de registro civil do estado, presentes em todos os municípios paranaenses e também em pequenos Distritos e Subdistritos.