Praças Osório e Eufrásio Correia poderão ser polos gastronômicos

Compartilhe
Tags

A Prefeitura de Curitiba vai estudar a viabilização de um boulevard gastronômico na Praça Osório. A proposta foi apresentada ao prefeito Rafael Greca, em reunião nesta sexta-feira (15/2), no gabinete do Palácio 29 de Março, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar), Fabio Aguayo, que esteve acompanhado por arquitetos e donos de estabelecimentos de gastronomia e entretenimento vizinhos à Praça Osório.

A ideia apresentada pelos empresários é convergente ao projeto Rosto da Cidade, que visa a revitalização do Centro tradicional de Curitiba e a garantia de segurança à população que circula pela região.

“É nossa intenção trazer as famílias de volta ao Centro. As iniciativas dos projetos gastronômicos e atividades que movimentem a região são bem-vindas, desde que feitas com segurança e dentro dos horários que respeitem quem mora na vizinhança”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito destacou ainda que a Praça Eufrásio Correia é outro endereço que deverá ser objeto de estudo para implantação de um evento gastronômico. “Serão estudadas possibilidades de atividades semanais nas praças. Às quartas-feiras, na Eufrásio Correia, sábados na Osório e aos domingos na Praça da Ordem”.

Ponto de atração

Segundo o presidente do Sindiabrabar, no entorno da Praça Osório há 28 novos estabelecimentos, entre bares e restaurantes representados pela categoria. “E há mais gente querendo ir para lá”, disse.

De acordo com o arquiteto Orlando Ribeiro, o objetivo do projeto é levar mais vida ao Centro e promover o desenvolvimento do comércio local. “A ideia é que as feiras já realizadas na Osório sejam janelas de oportunidades para novas iniciativas”.

A proposta do Sindiabrabar deverá ser encaminhada à avaliação para Secretaria Municipal do Urbanismo e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Por se tratar de uso do espaço urbano o projeto será avaliado também sob a perspectiva de integração às ações previstas no Rosto da Cidade”, explicou o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

Também participaram da reunião o secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza, o arquiteto Gustavo Pinto e o empresário Luiz Gustavo de Campos.

 

Foto: Pedro Ribas/SMCS