Prefeitura lança campanha de combate ao trabalho infantil

O prefeito Rafael Greca lançou nesta sexta-feira (15/6) a campanha Trabalho Infantil nem na Imaginação. O lançamento foi na Escola Municipal Heitor Alencar Furtado, na CIC, onde ele também entregou as obras de revitalização do Farol do Saber Fernando Amaro de Miranda.

“Lançamos esta campanha porque ainda há gente que pensa que criança deve trabalhar. Precisamos mostrar que lugar de criança é na escola, nas aulas de música e de arte, no desenvolvimento das potencialidades da infância”, disse Greca. “A ideia é dizer não ao trabalho infantil e dar aos nossos curitibinhas o seu amplo direito à felicidade, neste período que é o mais bonito da vida”, completou.

Durante o lançamento, o prefeito recebeu da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni, a camiseta da campanha que traz como ícone um menino astronauta. A camiseta será usada por participantes da 1ª Corrida Municipal Contra o Trabalho Infantil, que será realizada pela FAS e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no próximo domingo (17/5), no bairro Hauer. A concentração será na Praça Alfredo Hauer e a largada nas esquinas das ruas Oliveira Viana e Dr. Júlio César Ribeiro, às 7h.

“Este é um dia especial e não poderíamos ter um lugar melhor para o lançamento desta importante campanha”, disse Elenice. Segundo ela, a sociedade deve estar unida no combate ao trabalho infantil que tira de tantas crianças o direito de uma infância feliz.

O trabalho infantil atinge 2,6 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad). Em Curitiba, a FAS registrou neste ano 93 crianças e adolescentes, de 72 famílias, em situação de trabalho infantil.

Alerta

A campanha faz parte das atividades do município em celebração ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Ela será desenvolvida em duas etapas. A primeira delas traz a divulgação de material gráfico que será distribuído aos usuários dos serviços da FAS e à população.

O folder mostra o que é o trabalho infantil e informações dos limites de idade para se trabalhar no Brasil, dos direitos das crianças e dos adolescentes, além do telefone para denúncia, que é o 156, canal de comunicação da Prefeitura de Curitiba com a população.

Na segunda etapa, que será realizada no segundo semestre, a campanha contará com cartazes em mobiliários urbanos, instalados nos pontos de ônibus, divulgação em veículos de comunicação e ações interativas com a população.

Presenças

Participaram do lançamento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a diretora da Escola Municipal Heitor Alencar Furtado, Luciane Gogola, alunos e servidores da Educação e da FAS.

Foto: Pedro Ribas/SMCS