Prefeitura vai estudar parceria multimodal com aplicativo

A Prefeitura de Curitiba e a empresa de transporte privado 99 vão estudar parcerias multimodais, com integração de serviços entre o sistema de transporte urbano da capital e os carros do aplicativo. Esse foi o assunto tratado em uma reunião, nesta quinta-feira (14/06), do prefeito Rafael Greca com Ana Guerrini, diretora de políticas públicas da 99, e Carla Comarella, coordenadora de relações governamentais da empresa.

“Estamos conversando sobre estratégias de inovação, inclusive na área multimodal. Por exemplo, a pessoa vai de ônibus ao Armazém da Família no terminal ou na Rua da Cidadania. Na volta, quando estiver com as compras, ela poderá usar o carro do aplicativo”, diz Greca. “É uma parceria e um trabalho que ainda estão sendo construídos. A empresa se reunirá com a Urbs e com o Ippuc para discutir essa nova ideia”, completou o prefeito.

Ana Guerrini diz que parcerias multimodais estão sendo firmadas pela empresa também em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, passageiros do metrô tiveram acesso, durante o Carnaval, a um cartão especial que dava direito a cinco viagens com desconto pelo aplicativo, desde que integrado a outras cinco viagens pelo transporte público.

“A ideia é melhorar as condições de mobilidade nas cidades, fazendo com que mais pessoas deixem o carro na garagem e passem a usar o sistema público de transporte e os aplicativos. Com isso, há uma melhora no tráfego de veículos, menor velocidade nos deslocamentos, por exemplo”, afirmou Ana.

No Rio Grande do Sul, a parceria tem sido na área de compartilhamento de dados, com o mapeamento, através do GPS, de áreas de maior congestionamento e tempo de deslocamento na capital.

Greca lembrou que parcerias multimodais já são realidade em cidades como Estocolmo, Helsinque, Cidade do México, Cingapura e Tóquio.

Fundada há cinco anos, a 99 detém as marcas 99 POP e 99 Taxi. No início de 2018, a empresa, de origem brasileira, passou a ser controlada pela chinesa Didi Chuxing.

Durante a reunião, o prefeito também comentou sobre a campanha publicitária da empresa para Curitiba. “Foi uma bela campanha de valorização da identidade curitibana, que evocou o pertencimento à paisagem da cidade”, finalizou.

Foto: Levy Ferreira/SMCS