Programa de Aquisição de Alimentos beneficia nove mil pessoas

Compartilhe
Tags

Pelo menos nove mil pessoas são diretamente beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do governo federal gerenciada pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Smab). Na última terça (2/10), instituições das regionais Boqueirão, Cajuru, Matriz e Santa Felicidade foram atendidas com a entrega de frutas e hortaliças provenientes de agricultores da Região Metropolitana de Curitiba.

Além de valorizar a agricultura familiar, o programa contribui para que instituições que prestam serviços sociais, como asilos e centro de prevenções, possam oferecer uma alimentação saudável e equilibrada às pessoas que atendem.

A entrega dos produtos é feita pela Smab e pelos agricultores. Neste ano, o cronograma de distribuição de alimentos tem previsão de entrega quinzenal. Na ação de terça-feira participaram 25 instituições, que foram até a Central de Distribuição do Programa Armazém da Família, no Cajuru, receber os alimentos.

As próximas entregas serão nos dias 16 e 28 de outubro.

90 toneladas

O Programa de Aquisição de Alimentos visa assegurar o direito à alimentação adequada às pessoas assistidas por instituições beneficentes. Em 2017, foram distribuídas 90 toneladas de alimentos in natura.

Além disso, o programa também tem por finalidade promover e incentivar a agricultura familiar da RMC e garantir alimentos para instituições sócio-assistenciais da capital paranaense. Participam 100 agricultores das cidades de Araucária, Cerro Azul, Contenda, Rio Branco do Sul, Tijucas do Sul e Mandirutuba.

“Promover o abastecimento de alimentos, visando à melhoria da segurança alimentar e nutricional da população, em especial das pessoas em risco social, é a principal missão da secretaria. Por isso, o PAA é um programa tão importante para o município”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Para o ano de 2018 foram disponibilizados R$ 350 mil pelo Ministério do Desenvolvimento Social para impulsionar o programa. Os produtos serão repassados a 55 entidades sociais, promovendo o acesso a frutas e verduras de qualidade.

O secretário lembra ainda que o PAA reforça o papel da Prefeitura de valorização da agricultura familiar, uma das prioridades do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). “Por determinação do prefeito Rafael Greca, estamos cada vez mais incentivando os pequenos produtores da Grande Curitiba, que têm espaço nas mesas dos curitibanos”, completa Gusi.


Próximas entidades a serem beneficiadas no dia 16 de outubro

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CURITIBA – ABC
ASSOCIAÇÃO CAMINHO DA VIDA – LAR DONA VERA
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PRESBITERIANA
ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ACRIDAS
ASSOCIAÇÃO CURITIBANA DE APOIO E INTEGRAÇÃO AO EXCEPCIONAL
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO ATENAS II
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO RESIDENCIAL MORADIAS ATENAS I
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À INFANCIA VOVÔ VITORINO
ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE EDUCAÇÃO AO CIDADÃO ESPECIAL – AFECE
ASSOCIAÇÃO GUADALUPANA DE EDUCAÇÃO LASSALISTA
ASSOCIAÇÃO MADRE CARMELA DE JESUS
ASSOCIAÇÃO PADRE JOÃO ROBERTO CECONELLO
ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE REALIBITAÇÃO
ASSOCIAÇÃO PROTETORA PÍRAQUARA
ASSOCIAÇÃO RUTH SCHRANK
CASA DE RECUPERAÇÃO ÁGUA DA VIDA

CENTRO DE ASSITÊNCIA SOCIAL DIVINA MISERICÓRDIA

CENTRO DE ORIENTAÇÃO E CONTROLE DE EXCEPCIONAIS DE CURITIBA
CENTRO DE PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA – PRECAVVIDA
CENTRO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL VIDA NOVA
COMUNIDADE HERMON
ESCOLA ESPECIALIZADA PRIMAVERA

FUNDAÇÃO FRANCISCO BERTONCELLO

INSTITUTO SALESIANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

LAR FABIANO DE CRISTO
LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
LAR O BOM CAMINHO
SOCORRO AOS NECESSITADOS
UNIVERSIDADE LIVRE PARA EFICIÊNCIA HUMANA
VIDA PROMOÇÃO SOCIAL

 

Foto: Valdecir Galor/SMCS