Projeto de responsabilidade social busca sensibilizar crianças para transformar as cidades do futuro

Compartilhe
Tags

Ver um mundo em miniatura pode despertar nas crianças um novo olhar sobre a cidade em que vivem. Essa é a proposta do iCities Kids que acontece dentro do Smart City Expo Renault nesta quarta (28) e quinta-feira (1), em Curitiba. Com projeto e personagem principal assinado pela Parabolé Educação e Cultura em parceria com o iCities, crianças de 6 a 11 anos de escolas municipais da capital paranaense vão participar de um circuito de oficinas dentro de uma minicidade inteligente.

A recepção será feita pelo AgenteV, um piloto que do alto tudo vê: as cidades do passado, do futuro e no presente. E é com ele que os adultos do futuro vão vivenciar temas de Cidades Inteligentes como Robótica, Energias Renováveis, Gestão de Resíduos, Mobilidade e Cidadania. No tema trânsito, por exemplo, as crianças participam de atividades como pedestre, ciclista e motorista de carro elétrico. No tema energias renováveis e resíduos, elas vão conhecer fontes alternativas de energia como mini painéis solares, eólica, hidrelétrica e biomassa. Outro tema é a cultura do lixo e o conceito lixo zero. Os pequenos vão ver de pertinho uma composteira de resíduos sólidos e uma horta suspensa. Para fechar, tem ainda robótica, que as crianças percebem sistemas robotizados. Tudo conduzido por uma equipe de promotores que trabalharão todos os temas de forma lúdica e divertida, coordenada pela professora Erica Nickel, especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR com Mestrado em Educação pela PUC-PR, universidade onde leciona.

O público que quiser conhecer a minicidade poderá passar por lá para conferir, porém as oficinas não são abertas. Mas, ao longo de 2018, o iCities Kids será realizado em 13 encontros semestrais no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), de abril a junho e de agosto a outubro, sendo alguns deles abertos ao público em geral. Também o iCities Kids e o AgenteV podem ser contratados de forma particular, por contar com uma estrutura móvel viabiliza a montagem e apresentação em escolas, ginásios ou qualquer espaço amplo coberto.

SERVIÇO

O que : Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1° de março
Horário: Das 13h30 às 17h no dia 28 e das 13h30 às 15h no dia 01

Local: Salão de Atos do Parque Barigui (500m da Expo Renault)