Regularização de prestação de contas ao Tribunal de Contas facilita obtenção de recursos, destaca Greca

O prefeito Rafael Greca destacou nesta segunda-feira (28/8) a importância da regularização da prestação de contas eletrônica do município junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em agosto, o município concluiu a recuperação de atraso nos repasses de informações e obteve a Certidão Liberatória do TCE, que é um atestado do cumprimento de suas obrigações com o órgão e sem o qual são vetadas as transferências voluntárias estaduais. O processo é chamado SIM-AM (Sistema de Informações Municipais – Atualização Mensal).

“Agora podemos obter de forma mais tranquila recursos do estado e também da Agência Francesa de Desenvolvimento e do governo federal”, disse Greca, que acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone e do secretário municipal Vitor Puppi se reuniu com uma equipe da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento da cidade.

Na ocasião, o prefeito fez questão de agradecer os servidores públicos que participaram do processo. Os atrasos remontavam a 2013, quando deveria ter sido iniciada prestação de contas mensal. Desde o início deste ano, a prefeitura viabilizou a plataforma tecnológica, fez toda a prestação de contas atrasadas e atualizou as deste ano. A partir de agora, as informações seguem ao TC mensalmente (clique aqui e saiba mais).

Aos 20 funcionários que participaram da reunião, Greca reforçou a necessidade de o poder público trabalhar de maneira permanente com a eficiência demonstrada neste episódio, a fim de protagonizar o desenvolvimento da cidade.

Os recursos de financiadores como a AFD ou o Ministério das Cidades, por exemplo, viabilizam a realização de obras importantes na cidade. “Desta forma, o comércio vende mais, a indústria prospera, a economia entra num ciclo virtuoso”, disse o prefeito. “Por isso, faço questão, junto com Margarita, de agradecer a vocês e também pedir: não esmoreçam! Vocês colocaram a casa em ordem, são a turma que trabalha e ainda temos muita coisa a fazer. Precisamos promover cada vez mais o desenvolvimento de Curitiba.”

Para marcar o feito, o prefeito presenteou o grupo, em caráter pessoal, com exemplares de seu livro “Poema ao Rio Iguaçu”. E brincou: “Em latim, nosso lema é: ‘Xô, tranqueira’, disse. “Vamos trabalhar, Curitiba”.