Ruas dos bairros Hauer e Boqueirão ganham 295 novas árvores

As ruas Tenente Francisco Ferreira dos Santos, no Hauer, e Anne Frank, no Boqueirão, paralelas à Avenida Marechal Floriano Peixoto, estão ganhando novas árvores. Termina nesta semana o plantio de 295 mudas de dedaleiros e extremosas que vão transformar a paisagem da região.

A escolha das espécies leva em consideração as características das vias em que elas são plantadas, como a largura do passeio e a existência de fiação elétrica. “Precisamos pensar no crescimento destas árvores e na harmonia com o que está à volta”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

Outra preocupação é com o espaçamento entre os plantios, que deve ser de quatro a cinco metros entre as árvores. “Para não atrapalhar a visibilidade, elas devem estar a dois metros de entradas e saídas de veículos e atrás de placas de sinalização”, completa Salgueiro.

Benefícios

O diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, lembra que, em vias públicas, as árvores são responsáveis por auxiliar na purificação do ar com a redução da poluição e a controlar a temperatura urbana. “Além disso, promovem bem-estar ao manter a umidade relativa e amenizar os ruídos da cidade”, observa.

Manutenção

O serviço integra uma operação de manutenção e arborização que é feita em grandes ruas e avenidas da cidade. Fazem parte do trabalho também as vistorias e podas de manutenção das árvores já existentes nas vias, que incluem a retirada de galhos secos ou de galhos que estejam projetados para a via e que possam causar acidentes.

Além disso, é feita a retirada de erva de passarinho e outros agentes parasitas que possam aumentar o peso da copada e causar desvitalização. As equipes são acompanhadas pelos fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fazem uma avaliação prévia de cada trecho a ser trabalhado.

Foto: Valdecir Galor/SMCS