Sebrae/PR e PUCPR promovem dia de campo e clínicas tecnológicas sobre hortaliças

200066651326906324Por meio de uma parceria entre o Sebrae/PR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), produtores rurais de Curitiba e Região, professores e alunos de agronomia da universidade poderão participar, no dia 19 de outubro, de um dia inteiro de discussões e práticas a respeito da produção, cultivo e processamento de hortaliças, na Fazenda Experimental Gralha Azul, em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba.

O evento Fazendo Parceiros é uma extensão do Programa Fazendo Escola da PUCPR,  que, juntamente com o Sebrae/PR, já realizou outras duas clínicas tecnológicas com temáticas diferentes. A primeira foi sobre produção e qualidade do leite, e a segunda sobre boas práticas na piscicultura. De acordo com a consultora do Sebrae/PR Maria Isabel Guimarães a união entre produtores, entidades que fomentam o empreendedorismo e a academia é importante para o desenvolvimento do agronegócio.

“Essa troca de experiências entre quem tem o conhecimento teórico e o prático proporciona o desenvolvimento de novas técnicas, pesquisas, inovações tecnológicas e boas práticas produtivas para esse mercado”, destaca Maria Isabel. “Reunimos professores, especialistas, alunos e produtores para debater os desafios da prática agrícola e as novas tecnologias de cultivo.”

A programação começa logo no início da manhã, a partir das 8h30, com a recepção, credenciamento e a abertura do evento. Durante toda a manhã, acontecem as clínicas tecnológicas sobre Boas Práticas Agrícolas, com o consultor credenciado do Sebrae/PR, Carlos Homem; Controle biológico em hortaliças, com Wilson Ferreira, da Bayer Agrícola, e sobre Plasticultura agrícola, com a professora e coordenadora do curso da Agronomia da PUCPR, Roseli Salles.

Ainda na parte da manhã, acontece a mesa redonda com especialistas, para debater sobre a importância das novas tecnologias de cultivo, a inclusão de hortifruti na merenda escolar, e as demandas de mercado e comercialização. No período da tarde, é a vez de atividades teóricas sobre processamento mínimo de vegetais, com a consultora credenciada do Sebrae/PR, Gisele Grube, e atividades práticas com ensaios temáticos em campo, com a coordenadora do curso da Agronomia da PUCPR, Roseli Salles.

O suporte dado para a realização das atividades práticas na Fazenda Experimental Gralha Azul, de acordo Roseli Salles, vai ao encontro da proposta do Programa Fazendo Escola, que é aproximar o aluno da comunidade. “Nosso objetivo é difundir conhecimento tecnológico para a comunidade externa, organizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Queremos levar informação para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e aproximar os alunos de suas realidades”, afirma a professora.

Durante todo o dia, também haverá a exposição de produtos destinados à agricultura, com as empresas Buco Bombeamento e Irrigação, Hortiman Mudas e Bayer Agrícola. As inscrições são gratuitas, com a apresentação do Cadastro de Produtores Rurais (CadPro) ou CNPJ, e poderão ser feitas pelo telefone (41) 3604-2105, ramal 8109, com Débora. A Fazenda Experimental Gralha Azul, da PUCPR, fica na Avenida Venezuela, 1956, na zona rural de Fazenda Rio Grande.